“Todo mundo tem o potencial de ser criativo.” – Alex Osborn
Segundo a lenda, durante a corrida espacial entre EUA e Rússia, os americanos gastaram milhões em pesquisas para desenvolver uma caneta que funcionasse sem a gravidade. Os russos levaram um lápis! Simples assim.
A criatividade é o potencial de solucionar problemas de forma simples, mas, afinal, como surgem as ideias?
No mundo moderno, além da observação, é preciso fazer conexões nessa sociedade cada vez mais conectada. Somente andando juntos e observando o comportamento de um nicho é que seremos capazes de oferecer soluções eficazes e dinâmicas (algo inerente a um mercado cada vez mais complexo e exigente).
“A Associação é o princípio da criatividade.” – Guy Aznar
Segundo Guy Aznar, um dos grandes estudiosos da criatividade, o princípio da criatividade está intimamente ligado ao conceito de associar elementos dentro do seu repertório cultural.
Muitas vezes, as maiores ideias surgem da associação de outras ideias. Um excelente exemplo disso são os smartphones de hoje em dia. Num único aparelho, temos: telefone, calculadora, máquina fotográfica, mp3 players, despertador, GPS, cronômetro, agenda, gravador de voz, rádio, lanterna e por aí vai. Até há pouco tempo a ideia de se ter tudo isso num único aparelho era inconcebível, então veio o Iphone e teve início a era dos smartphones...
Quem lida com o consumidor, no seu dia a dia, se depara com vários projetos de públicos e conceitos distintos. Por isso, deve construir um background rico por meio da associação, guiando a ideia do público-alvo, e chegar a um resultado que solucione o problema de forma rápida.
Muitas boas ideias não sairão do papel! Toda ideia deve ser lapidada ou será esquecida! De nada adianta um bom repertório, se o designer (ou empreendedor ou publicitário, de fato qualquer profissional) não souber organizá-lo. É preciso colocar suas ideias no papel, de preferência todas no mesmo papel (esse processo chamamos na publicidade de brainstorming – o ato de deixar a mente divagar em ideias das mais simples às mais absurdas e então selecionar as melhores).
Concentrar suas ideias num caderno ou bloco de notas deixa sua mente livre para criar. Colocar todas as suas tarefas de forma clara, concentrada e integrada é a base do processo criativo.
“É uma verdade trágica que a maioria das nossas ideias, apesar da qualidade e da importância que possui, nunca verá a luz do dia.” – Scott Belsky
“Para construir um conceito criativo, é necessário revisar os parâmetros do projeto, representados pelas restrições que condicionam o trabalho.” – Peter L. Phillips
Quanto mais conhecimento temos das restrições e problemas que precisamos resolver, mais chance temos de solucioná-los. Conheça seus problemas para entendê-los e use seu autoconhecimento para resolvê-los! O processo criativo, como já vimos, está totalmente ligado a um repertório cultural resultante da coleta de referências.
A roda não precisa ser recriada. Alguns problemas já foram solucionados por outras pessoas, portanto não perca tempo. Por exemplo: como fazer para preencher um determinado espaço em branco no meu layout? Com certeza alguém já teve que solucionar o mesmo problema. Esse trabalho pode servir de parâmetro para você solucionar o seu problema (isso também faz parte do princípio de associação). No processo criativo, o insight nem sempre vem de forma convencional. É preciso se conhecer bem para saber se afastar um pouco do projeto e “respirar novos ares” para encontrar a solução.
A superação é a nossa capacidade de resolver problemas. Existe uma excelente história que ilustra bem a solução de problemas:
Havia duas moscas que caíram num copo de leite. Desesperada, uma delas disse para outra: “vamos morrer!” Já a outra mosca disse: “calma. É só ficar batendo nossas pernas que iremos sair daqui”. A mosca desesperada se debateu, cansou-se e morreu. A outra continuou batendo suas pernas, tornando o leite em manteiga e, assim, conseguiu sair. Alguns dias depois, essa mesma mosca estava com uma amiga e as duas caíram num copo de refrigerante.
A amiga da mosca sobrevivente viu um canudo e disse para ela: “vamos sair pelo canudo”, mas a mosca sobrevivente disse: “Que nada. É só ficar batendo as pernas que conseguimos sair daqui”.
A amiga da mosca saiu pelo canudo e sobreviveu, enquanto a outra morreu. Cada problema tem a sua demanda e exige soluções diferentes. Saiba como e quando solucionar os problemas.
Quanto mais problemas entregamos ao nosso cérebro, mais ele aprende a resolvê-los. Esse processo se chama neuroplasticidade, que, resumidamente, é a maneira que nosso cérebro usa seu conhecimento e se molda à situação. Quanto mais conteúdo, conhecimento e referências tivermos, mais preparados estaremos para encontrar a melhor solução para cada problema.
“Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez.” – Thomas Edison
Thomas Edison (criador da lâmpada) tem o recorde do maior número de patentes já registradas (o inventor possui 2.323 patentes em seu nome!). Edison colocava metas mensais de quantas ideias ele deveria ter. Não satisfeito, ainda se impunha uma meta de ter uma grande ideia por semestre! E caso esteja se perguntando o que mais ele inventou, segue uma pequena lista: a bateria de carro, filmadoras, fonógrafo, embalador a vácuo, entre outras.
“Quantidade, quantidade e mais quantidade! Tal a ordem do dia quando se trata de construir hipóteses.” – Alex Osborn
Essa talvez seja a parte mais difícil do processo criativo, já que nosso sistema de ensino nos condiciona a penalizar o erro e somente bonificar o acerto. Na busca pelo estar sempre certo, optamos por não tentar e só há crescimento errando. Edison mais uma vez nos inspira dizendo que a genialidade é 1% inspiração e 99% de transpiração.
Por isso, não tenha medo de errar. Tente. Se não der certo, tente mais uma vez e continue tentando até conseguir! Ao final do processo, você vai ter mais conteúdo e mais criatividade para enfrentar seus próximos desafios.
E você? Já se deparou com alguma situação onde a criatividade o ajudou? A marca registrada da Infinity é abordar uma situação sempre com o olhar criativo, e fora da caixa! Adoraríamos saber como você usa sua criatividade! Compartilhe sua experiência nos comentários.
Sobre o Autor
Tiago Oaks
Publicitário formado pela ESPM, leitor compulsivo, escritor apaixonado e RPGista fanático. Fã de Super-Homem (sim, ele dá um pau no Batman!), The Elder Scrolls (Skyrim rules!) e Star Wars (prefiro o universo expandido!). Morre de medo de Zumbis e (embora não admita) caminha pelas ruas escolhendo o melhor lugar para montar uma fortaleza quando o mundo for dominado por mortos-vivos! Amante de Bonsais e um contador de todos os tipos de histórias (mas que sempre puxa para o épico).